sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A Evolução das Fontes de Energia na História da Humanidade

A Evolução das Fontes de Energia na História da Humanidade


Energia é algo que tem a capacidade de realizar trabalho. Assim, utiliza-se energia para levantar um peso, para movimentar um veículo, para ferver a água, para a iluminação, para digitar esse texto, enfim...
Mas, como se deu a evolução das fontes de energia ao longo da história humana?
Tudo começou quando os seres humanos ainda moravam em cavernas. Nessa época, as formas de energia mais usadas eram a força muscular e o calor do fogo. Após esse período, há cerca de 8.000 anos, quando os animais foram domesticados passou-se a usar a força muscular animal para desenvolver tarefas cotidianas, como arar a terra e transportar peso. Dessa forma, o trabalho passou a render mais em um mesmo tempo.



Ao longo da segunda metade do século XVIII houve a invenção das máquinas a vapor, originando as primeiras fábricas. Tal fato foi o pontapé inicial para variadas transformações socioculturais e econômicas que se sucederam e culminaram com a chamada Revolução Industrial.
Durante a Primeira Revolução Industrial, outra fonte de energia passou a ser utilizada, o carvão mineral. Altamente poluente esse elemento passou a ser um problema para o meio ambiente, mesmo que na época poucos se importassem com tal situação.

Já no contexto da Segunda Revolução Industrial (no final do século 19) foram criados os motores elétricos (que funcionam a partir da eletricidade) e os motores de explosão (que funcionam, basicamente, a partir de derivados do petróleo, como a gasolina). Além do uso doméstico e nas fábricas, esses novos motores aceleraram o desenvolvimento dos transportes, o que resultou em aumento da velocidade e da capacidade de transporte. Por outro lado, o uso do petróleo acelerou ainda mais alguns problemas ambientais, notadamente a poluição do ar.






Atualmente, as pesquisas sobre novas fontes de energia, mais limpas e que não poluem tanto, empregam milhões de dólares todos os anos. Destacam-se como fontes promissoras, a energia solar (sol), eólica (vento), biomassa e o hidrogênio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário